Amigos,
Com relação ao problema de exposição a campos magnéticos intensos, diversas pesquisas estão em andamento sobre o assunto.
O único fato que realmente possui comprovação nos dias de hoje, é que o uso excessivo de rádios tipo HT sem o PTT externo, ou seja o indivíduo precisa falar com o HT muito próximo ao rosto, é uma elevação dos casos de glaucoma causados pelo aumento da temperatura do globo ocular, fato este, como disse já comprovado.
Estudos realizados comprovaram que aumentos de 0,7 oC nos olhos aumentam e muito a incidência desta doença. Alguns estudos também comprovaram que o uso contínuo do HT, principalmente os de alta potência causam aumentos de temperatura da ordem de 1 oC nos olhos.
Podemos notar esta mudança de postura, observando-se que os policiais americanos não mais utilizam HT sem extensor para PTT. Ou seja sempre estão com rádio preso à cintura e falando em um microfone de lapela.
Com relação à dor de cabeça, tirando a causada pelo péssimo serviço prestado pelas operadoras de SMP, recomendo não abusar dos celulares unicamente pelo fato de que não há pesquisas suficientes e conclusivas sobre os malefícios deste dispositivo.
Na dúvida, recomendo o uso racional deste tipo de equipamento para evitar a probabilidade de problemas futuros.
Fte abraço a todos
PY2EVN
Ricardo

voltar 2.gif (1194 bytes)