HORA GMT OU HORA UTC?

Como cientistas amadores que somos, os radioamadores, o perfeito é "hora UTC". Em 1884, com a necessidade de unificar a hora em todo o mundo, adotou-se o sistema de fusos horários, que dividia a superfície do globo em 24 fusos, correspondentes a 24 meridianos, espaçados de 15 em 15 graus, à partir de um meridiano de origem.

Convencionou-se adotar como meridiano origem, ao qual foi atribuído ao fuso "zero". de GREENWICH. Vem daí então, o Greenwich Meridian Time`` - GMT, ou Hora no meridiano de Greenwich. E pôr ser o fuso "zero", adotou-se também a denominação "hora Z". Ainda hoje, em alguns boletins de DX, encontramos a referência de horário com a sigla ´´Z``.

Em 23 de maio de 1910, o Observatório Nacional de Paris e o posto de radiotelegrafia da Torre Eifel, iniciaram emissões diárias de sinais horários. Seguiram-lhes nesta iniciativa, inúmeros observatórios em várias partes do mundo. No entanto, começaram a ser detectadas diferenças de um a dois segundos nos sinais horários de diferentes procedências. Para nós radioamadores, isso é desprezível.

Mas, no mundo científico isto beira à eternidade. Em 1912, 16 países, um dos quais o Brasil, reuniram-se em Paris, para discutir a unificação da hora. Em 1913, criaram a Comissão Internacional da Hora e em 1919 começou a funcionar o Bureau Internacional de l´Heure.

Segue-se daí, toda uma série de considerações científicas e o uso de relógio atômico, que não é o caso comentarmos mas apenas citarmos neste artigo. Em 31 de dezembro de 1971, segundo recomendações da XIV Assembléia Geral da União Astronômica Internacional (Brington,1970), foi decidido adotar o novo Tempo Universal Coordenado - Universal Time Coordinated, que deu origem à sigla UTC.

Então, o perfeito, o correto é usar a sigla ´´UTC``. E pôr que registrar a hora UTC? Pôr uma simples razão: como seria difícil nos mantermos atualizados sobre o horário legal de cada país, e ainda as variáveis relativas a países que adotam "meias horas" em seus padrões ou mesmo a adoção do horário de verão, e DX é comunicação internacional, vamos para o padrão internacional, e registremos e preenchamos nossos QSLs com a "hora UTC".

Voltar