APÊNDICE 9

CÓDIGOS RECONHECIDOS PELO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES CÓDIGO Q

1. INTRODUÇÃO

1.1- Em todos os serviços de telecomunicações são utilizadas as séries de QRA a QUZ.
1.2- As séries de QAA a QNZ são reservados para o serviço aeronáutico. E as séries de QOA a QQZ reservadas ao serviço marítimo.
1.3- As abreviaturas do código Q podem ser usadas tanto no sentido afirmativo, como no negativo; serão interpretadas no sentido afirmativo quando imediatamente seguidas da abreviatura YES e no negativo quando seguidas de NO.
1.4- Os signatários atribuídos às abreviaturas do código Q podem ser ampliados ou completados pela adição de outros grupos apropriados, indicativos de chamada, nomes de lugares, algarismos, números, etc.

É opcional o preenchimento dos campos em branco, mostrados em parênteses. Qualquer dado que seja colocado onde aparecem os espaços em branco, deve ser transmitido na mesma ordem como mostrado no testo das tabelas que se seguem.

1.5- As abreviaturas do código Q terão forma de perguntas quando seguidas por um ponto de interrogação. Quando uma abreviatura é usada como pergunta e é seguida por informação complementar ou adicional, o sinal de interrogação será empregado após esta informação.
1.6- Abreviaturas do código Q com alternativas numeradas devem ser seguidas pelo algarismo apropriado para indicar a exata significação pretendida. Este algarismo deve ser transmitido imediatamente após a abreviatura.
1.7- Todas as horas devem ser transmitidas, na coordenada universal do tempo (UTC), a menos que outra alternativa seja indicada na pergunta ou resposta.

ABREVIATURAS UTILIZADAS EM TODOS OS SERVIÇOS

I- Segunda a natureza:

NOME: QRA
ROTA: QRD
POSIÇÃO: QRB, QTH, QTN
QUALIDADE DOS SINAIS: QRI, QRK
INTENSIDADE DOS SINAIS: QRO, QSP, QSA, QSB
MANIPULAÇÃO: QRQ, QRR, QRS, QSD
INTERFERÊNCIA: QRM, QRN
AJUSTE DE FREQÜÊNCIA: QRG, QRH, QTS
ESCOLHA DE FREQÜÊNCIA E/OU CLASSE DE EMISSÃO: QSN, QSS, QSU, QSV, QSW, QSX
MUDANÇA DE FREQÜÊNCIA: QSY
ESTABELECENDO COMUNICAÇÃO: QRL, QRV, QRX, QRY, QRZ, QSC, QSR, QTQ, QUE
HORÁRIO: QTR, QTU
CONTAS: QRC, QSJ
TRÂNSITO: QRW, QSO, QSP, QSQ, QUA, QUC
TROCA DE COMUNICAÇÕES: QRJ, QRU, QSG, QSI, QSK, QSL, QSM, QSZ, QTA, QTB, QTC, QTV, QTX
MOVIMENTAÇÃO: QRE, QRF, QRH, QTI, QTJ, QKT, QTL, QTM, QTN, QTO, QTP, QUG, QUJ, QUN
METEOROLOGIA: QUB, QUH, QUK, QUL
RADIOLOCALIZAÇÃO: QTE, QTF, QTG
SUSPENSÃO DE TRABALHO: QRT, QUM
URGÊNCIA: QUD, QUG
PERIGO: QUF, QUM
BUSCA E RESGATE: QSE, QSF, QTD, QTW, QTY, QUZ, QUI, QUN, QUO, QUP, QUQ, QUR, QUS, QUT, QUU, QUW, QUY
IDENTIFICAÇÃO: QTT

II- Significado:

ABREVIATURA

PERGUNTA

RESPOSTA

QRA Qual é o nome de sua estação? O nome de minha estação é ...
QRB A que distância aproximada você está de minha estação? A distância aproximada entre nossas estações é de ... milhas náuticas (ou ... Km)
QRC Que organização particular (ou administração estadual) líquida as constas de sua estação? A liquidação das contas de minha estação está sob o encargo da organização particular (ou da administração estadual) ...
QRD Aonde vai e de onde vem? Vou a ... e venho de ...
QRE A que horas pensa chegar a ... (sob estar sobre ... (lugar)? Penso chegar a ... (lugar) (ou estar sobre ...) às ... horas
QRF Esta regressando a ...(lugar)? Estou regressando a ... (lugar) ou regressar a ... (lugar)
QRG Qual é a minha freqüência exata (ou freqüência exata ... MHz) de ...? Sua freqüência exata (ou freqüência exata de ...) é ... MHz (ou ... MHz)
QRH Minha freqüência varia? Sua freqüência varia
QRI Como é a tonalidade de minha emissão? A tonalidade de sua emissão é:
1 - boa
2 - variável
3 - ruim
QRJ Quantas chamadas radiotelefônicas você tem para despachar? Eu tenho ... chamadas radiotelefônicas para despachar
QRK Qual a clareza dos meus sinais (ou de ...)? A clareza dos seus sinais (ou dos sinais de ...) é:
1 - ruim
2 - pobre
3 - razoável
4 - boa
5 - excelente
QRL Você está ocupado? Estou ocupado (ou estou ocupado com ...). Favor não interferir
QRM Está sendo interferido? Sofro interferência:
1 - nula
2 - moderada
3 - ligeira
4 - severa
5 - extrema
QRN Está sendo perturbado por estática? Estou sendo perturbado por estática:
1 - não
2 - ligeiramente
3 - moderadamente
4 - severamente
5 - extrema
QRO Devo aumentar a potência do transmissor? Aumente a potência do transmissor
QRP Devo diminuir a potência do transmissor? Diminua a potência do transmissor
QRQ Devo transmitir mais depressa? Transmita mais depressa (... palavras por minuto)
QRR Está pronto para operação automática? Estou pronto para operação automática. Transmita ... palavras por minuto
QRS Devo transmitir mais devagar? Transmita mais devagar (... palavras por minuto)
QRT Devo cessar a transmissão? Cesse a transmissão
QRU Tem algo para mim? Não tenho nada para você
QRV Está preparado? Estou preparado
QRW Devo avisar a ... que você o esta chamando em ... KHz? Por favor, avise ... que o estou chamando em ... KHz (ou ... MHz)
QRX Quando me chamará novamente? Eu o chamarei novamente às ... horas, em ... KHz (ou ... MHz)
QRY Qual é minha ordem de vez. (Refere-se a comunicação)? É número ... (ou de acordo com qualquer outra indicação. (Refere-se a comunicação)
QRZ Quem está me chamando? Você esta sendo chamado por ... (em ... KHz (ou ... MHz)
QSA Qual a intensidade de meus sinais (ou dos sinais de ...)? A intensidade dos seus sinais(ou dos sinais de ...) é:
1 - fraca
2 - apenas perceptível
3 - boa
4 - satisfatória
5 - ótima
QSB A intensidade de meus sinais varia? A intensidade de seus sinais varia
QSC Sua embarcação é de carga? Minha embarcação é de carga
QSD Minha manipulação está defeituosa? Sua manipulação está defeituosa
QSE Qual o deslocamento estimado da embarcação de salvamento? O deslocamento estimado da embarcação de salvamento é ... números e unidades
QSF Você realizou salvamento? Eu realizei salvamento e estou seguindo para a base com ... pessoas feridas necessitando de ambulância
QSG Devo transmitir ... telegramas de uma vez? Transmita ... telegramas de uma vez
QSH Você é capaz de retornar usando seu equipamento radiogoniométrico? Eu sou capaz de retornar usando meu equipamento radiogoniométrico
QSI   NÃO CONSEGUI INTERROMPER sua transmissão ou informe o ... (indicativo de chamada que não consegui sua transmissão (em ... KHz) (ou ... MHz)
QSJ Qual a taxa a ser cobrada para ... incluindo sua taxa interna? A taxa a ser cobrada para ... incluindo minha taxa interna, é ... francos
QSK Pode ouvir-me entre seus sinais em caso afirmativo, posso interromper sua transmissão? Posso ouvi-lo entre meus sinais, pode interromper minha transmissão
QSL Pode acusar recebimento? Acuso recebimento
QSM Devo repetir o último telegrama que transmiti para você (ou algum telegrama anterior)? Repita o último telegrama que você enviou para mim (ou telegramas número(s))
QSN Escutou-me (ou ... (indicativo de chamada) em ... KHz (ou ... MHz)? Escutei (ou ... (indicativo de chamada) em ... KHz em ... MHz)
QSO Pode comunicar-se diretamente (ou por retransmissão) com ...? Posso comunicar-me diretamente (ou intermédio de ...) por intermédio de ...) com ...
QSP Quer retransmitir gratuitamente? Vou retransmitir gratuitamente a ...
QSQ Há médico a bordo (ou está ... (nome da pessoa a bordo)? Há médico a bordo(ou ... (nome da pessoa que está a bordo)
QSR Devo repetir a chamada na freqüência de chamada? Repita a chamada na freqüência de chamada não ouvi você (ou há interferência)
QSS Que freqüência de trabalho você usará? Usarei a freqüência de trabalho de ... KHz (normalmente basta indicar os três últimos algarismos da freqüência)
QSU Devo transmitir ou responder nesta freqüência ou (em ... KHz) (ou ... MHz) com emissões do tipo ...? Transmita ou responda nesta freqüência (ou em ... KHz) (ou... MHz)
QSV Devo transmitir uma série de V nesta freqüência (ou em ... KHz (ou ... MHz)? Transmita uma série de V nesta freqüência (ou em ... KHz) (ou ... MHz)
QSW Vai transmitir nesta freqüência (ou em ... KHz) (ou ... MHz) com emissões do tipo ...? Vou transmitir nesta freqüência (ou em ... MHz) com emissões do tipo ...
QSX Quer escutar a ... (indicativo(s) de chamada) em ... KHz (ou ... MHz)? Estou escutando a ... (indicativo(s) de chamada) (em ... KHz) (ou ... MHz)
QSY Devo transmitir em outra freqüência? Transmita em outra freqüência (ou ... KHz) (ou ... MHz)
QSZ Tenho que transmitir cada palavra ou grupo mais de uma vez? Transmita cada palavra ou grupo de duas vezes (ou ... vezes)
QTA Devo cancelar o telegrama número ...? Cancele o telegrama número ...
QTB Concorda com minha contagem de palavras? Eu não concordo com sua contagem de palavras vou repetir a primeira letra OU DIGITO DE CADA PALAVRA OU GRUPO:
QTC Quantos telegramas tem para transmitir? Tenho ... telegramas para você ...
QTD O que recolheu o barco ou a aeronave de salvamento? ... (identificação) recolheu:1) ... (número) sobreviventes;2) restos de naufrágios;3) ... (número) cadáveres
QTE Qual é a minha orientação verdadeira com relação a você? ou
Qual é a minha orientação verdadeira com relação a ...indicativo de chamada? ou
Qual é a minha orientação verdadeira de ... (indicativo de chamada) com relação a ... (indicativo de chamada)?
Sua orientação verdadeira com relação a mim é ... graus é às ... horas ou
Sua orientação verdadeira com relação à ...(indicativo de chamada) era de ... graus às ... horas ou
A orientação verdadeira de ...(indicativo de chamada) com relação à ...(indicativo de chamada) era de ... graus às ... horas
QTF Quer indicar a posição de minha estação de acordo com orientações radiogoniométricas que você controla? A posição de sua estação de acordo com as orientações tomadas pelas estações radiogoniométricas que eu controlo era ... latitude, ... longitude(ou qualquer outra indicação)
QTG Quer transmitir 2 traços de 10 segundos cada, seguidos de seu indicativo de chamada (repetido ... vezes) (em ... KHz) (ou ... MHz)? ou
Quer pedir a ... para transmitir 2
traços de 10 segundos seguidos de seu indicativo de chamada (repetido ... vezes) (em ... KHz) (ou ... MHz)?
Vou transmitir 2 traços de 10 segundos cada seguidos por indicativo de chamada (repetido ... vezes) (em ... KHz) (ou...MHz) ou Pedi a ... para transmitir 2 traços de 10 segundos seguidos de seu indicativo de chamada (repetido ... vezes) (em... KHz) (ou ... MHz)
QTH Qual é sua posição em latitude e longitude ou de acordo com qualquer outra indicação? Minha posição é ... de latitude ... de longitude (ou de acordo com qualquer outra indicação)
QTI Qual é seu rumo VERDADEIRO? Meu rumo VERDADEIRO... é graus
QTJ Qual é sua velocidade (refere-se … velocidade de um navio ou aeronave com relação a água ou ar, respectivamente)? Minha velocidade é de ... nós (ou ... quilometro por hora) (ou ... milhas terrestres por hora) (indique a velocidade de um navio ou aeronave através da água ou ar respectivamente)
QTK Qual é a velocidade de sua aeronave com relação … superfície da terra? A velocidade de minha aeronave com relação … superfície da terra ‚ de ... nós ou ... quilômetros por hora ou ... milhas terrestres por hora
QTL Qual é o seu rumo VERDADEIRO? Meu rumo VERDADEIRO é ... graus
QTM Qual é seu rumo MAGNÉTICO? Meu rumo MAGNÉTICO é ... graus
QTN A que horas saiu de ... lugar? Saí de ... lugar às ... horas
QTO Já saiu da baia (ou porto)? ou
Já decolou?
Já saí da baía (ou porto)  ou
Já decolei
QTP Vai entrar na baía (ou porto) ou
Vai pousar (ou ...)?
Vou pousar ou
Vou entrar na baía (ou porto)
QTQ Pode comunicar-se com minha estação por meio de Código Internacional de Sinais? Vou comunicar com sua estação por Código Internacional de Sinais
QTR Qual é a hora certa? A hora certa é ... horas
QTS Quer transmitir seu indicativo de chamada para sintonizar ou para que sua freqüência possa ser medida agora (ou ... MHz)? Vou transmitir meu indicativo chamada para sintonizar ou para que minha freqüência possa ser medida agora (ou às ... horas) (em ... KHz) (ou ... MHz)
QTT   O sinal de identificação que se segue se sobrepõe … outra emissão
QTU Qual é o horário de funcionamento de sua estação? O horário de funcionamento de minha estação é de ... às... horas
QTV Devo fazer a escuta por você na freqüência de ... KHz (ou ... MHz) (das ... às ... horas? Faça a escuta por mim na freqüência de ... KHz (ou de ... MHz) das ... às ... horas
QTW Como se encontram os sobreviventes? Os sobreviventes se encontram em ... condições e precisam urgentemente ...
QTX Quer manter sua estação aberta para nova comunicação comigo, até que eu o avise (ou até às... horas)? Vou manter minha estação aberta para nova comunicação com você, até que me avise (ou até às ... horas)
QTY Você está seguindo para o lugar do acidente?Caso afirmativo quando espera chegar? Estou seguindo para o lugar do acidente e espero chegar às ... horas (em ... data)
QTZ Você continua a busca? Continuo a busca de ... (aeronave, navio, dispositivo de salvamento, sobreviventes ou destroços)
QUA Tem notícias de ... (indicativo de chamada? Envio notícias de ... (indicativo de chamada)
QUB Pode dar-me, na seguinte ordem informação sobre: a direção em graus VERDADEIROS e velocidade do vento na superfície, visibilidade, condições meteorológicas atuais, quantidade, tipo e altura da base das nuvens sobre a superfície em ... (lugar de observação)? Envio as informações solicitadas: as unidades usadas para velocidade e distância deverão ser indicadas
QUC Qual é o número (ou outra indicação) da última mensagem que você recebeu de mim (ou de ... (indicativo de chamada da estação móvel)? O número (ou outra indicação) da última mensagem recebida de você (ou de ... (indicativo de chamada) ‚ ...
QUD Recebeu o sinal de urgência transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel)? Recebi o sinal de urgência transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel) às ... horas
QUE Pode usar telefonia em ... (idioma) por meio de intérprete se necessário, se possível, em quais freqüências? Posso usar a telefonia em ... (idioma) em ... KHz) (ou ... MHz)
QUF Recebeu o sinal de perigo transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel)? Recebi o sinal de perigo transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel) às ... horas
QUG Será forçado a pousar (amerrissar ou aterrissar)? Sou forçado a pousar (amerrissar ou aterrissar)
QUH Quer dar-me a pressão barométrica atual ao nível do mar? A pressão barométrica atual ao nível do mar é ... (unidades)
QUI Suas luzes de navegação estão acesas? Minhas luzes de navegação estão acesas
QUJ Quer indicar o rumo VERDADEIRO para chegar … você (ou ...)? O rumo VERDADEIRO para me alcançar (ou ...) é ... graus às ... horas
QUK Pode me informar a condição do mar observada em ... (lugar ou coordenadas)? O mar em ... (lugar ou coordenadas) está ...
QUL Pode informar as vagas observadas em ... (lugar ou coordenadas)? As vagas em ... (lugar ou coordenadas) são ...
QUM Posso recomeçar tráfego normal? Pode recomeçar tráfego normal
QUN Solicito às embarcações que se encontram em minhas proximidades imediatas (ou (nas proximidades de ... latitude, ... longitude) ou (nas proximidades de ...) favor indicar sua posição, rumo VERDADEIRO e velocidade? Minha posição, rumo VERDADEIRO e velocidade são ...
QUO Devo efetuar busca de:
1 - aeronave
2 - navio
3 - embarcação de salvamento nas proximidades de ... latitude, ... longitude (ou de acordo com qualquer outra indicação)?
Efetue busca de:
1 - aeronave
2 - navio
3 - embarcação de salvamento nas proximidades de ... latitude ... longitude (ou de acordo com qualquer outra indicação)·
QUP Quer indicar sua posição por meio de:
1 - refletores
2 - rastro de fumaça
3 - sinais pirotécnicos?
Estou indicando minha posição por meio de:
1 - refletores
2 - rastos de fumaça
3 - sinais pirotécnicos
QUQ Devo orientar meu refletor quase verticalmente para uma nuvem piscando se possível e caso aviste sua aeronave, dirigir o facho contra o vento e sobre a água (ou solo) para facilitar meu pouso? Por favor, oriente seu refletor para uma nuvem, piscando se possível e, caso ouça ou aviste minha aeronave, dirija seu facho contra o vento (ou solo) para facilitar seu pouso
QTK Qual é a velocidade de sua aeronave com relação … superfície da terra? A velocidade de minha aeronave com relação … superfície da terra ‚ de ... nós ou ... quilômetros por hora ou ... milhas terrestres por hora
QTL Qual é o seu rumo VERDADEIRO? Meu rumo VERDADEIRO é ... graus
QTM Qual é seu rumo MAGNÉTICO? Meu rumo MAGNÉTICO é ... graus
QTN A que horas saiu de ... lugar? Saí de ... lugar às ... horas
QTO Já saiu da baia (ou porto)? ou
Já decolou?
Já saí da baía (ou porto) ou
Já decolei
QTP Vai entrar na baía (ou porto) ou
Vai pousar (ou ...)?
Vou pousar ou
Vou entrar na baía (ou porto)
QTQ Pode comunicar-se com minha estação por meio de Código Internacional de Sinais? Vou comunicar com sua estação por Código Internacional de Sinais
QTR Qual é a hora certa? A hora certa é ... horas
QTS Quer transmitir seu indicativo de chamada para sintonizar ou para que sua freqüência possa ser medida agora (ou ... MHz)? Vou transmitir meu indicativo chamada para sintonizar ou para que minha freqüência possa ser medida agora (ou às ... horas) (em ... KHz) (ou ... MHz)
QTT   O sinal de identificação que se segue se sobrepõe … outra emissão
QTU Qual é o horário de funcionamento de sua estação? O horário de funcionamento de minha estação é de ... às... horas
QTV Devo fazer a escuta por você na freqüência de ... KHz (ou ... MHz) (das ... às ... horas? Faça a escuta por mim na freqüência de ... KHz (ou de ... MHz) das ... às ... horas
QTW Como se encontram os sobreviventes? Os sobreviventes se encontram em ... condições e precisam urgentemente ...
QTX Quer manter sua estação aberta para nova comunicação comigo, até que eu o avise (ou até às... horas)? Vou manter minha estação aberta para nova comunicação com você, até que me avise (ou até às ... horas)
QTY Você está seguindo para o lugar do acidente?Caso afirmativo quando espera chegar? Estou seguindo para o lugar do acidente e espero chegar às ... horas (em ... data)
QTZ Você continua a busca? Continuo a busca de ... (aeronave, navio, dispositivo de salvamento, sobreviventes ou destroços)
QUA Tem notícias de ... (indicativo de chamada? Envio notícias de ... (indicativo de chamada)
QUB Pode dar-me, na seguinte ordem informação sobre: a direção em graus VERDADEIROS e velocidade do vento na superfície, visibilidade, condições meteorológicas atuais, quantidade, tipo e altura da base das nuvens sobre a superfície em ... (lugar de observação)? Envio as informações solicitadas: as unidades usadas para velocidade e distância deverão ser indicadas
QUC Qual é o número (ou outra indicação) da última mensagem que você recebeu de mim (ou de ... (indicativo de chamada da estação móvel)? O número (ou outra indicação) da última mensagem recebida de você (ou de ... (indicativo de chamada) ‚ ...
QUD Recebeu o sinal de urgência transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel)? Recebi o sinal de urgência transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel) às ... horas
QUE Pode usar telefonia em ... (idioma) por meio de intérprete se necessário, se possível, em quais freqüências? Posso usar a telefonia em ... (idioma) em ... KHz) (ou ... MHz)
QUF Recebeu o sinal de perigo transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel)? Recebi o sinal de perigo transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel) às ... horas
QUG Será forçado a pousar (amerrissar ou aterrissar)? Sou forçado a pousar (amerrissar ou aterrissar)
QUH Quer dar-me a pressão barométrica atual ao nível do mar? A pressão barométrica atual ao nível do mar é ... (unidades)
QUI Suas luzes de navegação estão acesas? Minhas luzes de navegação estão acesas
QUJ Quer indicar o rumo VERDADEIRO para chegar … você (ou ...)? O rumo VERDADEIRO para me alcançar (ou ...) é ... graus às ... horas
QUK Pode me informar a condição do mar observada em ... (lugar ou coordenadas)? O mar em ... (lugar ou coordenadas) está ...
QUL Pode informar as vagas observadas em ... (lugar ou coordenadas)? As vagas em ... (lugar ou coordenadas) são ...
QUM Posso recomeçar tráfego normal? Pode recomeçar tráfego normal
QUN Solicito às embarcações que se encontram em minhas proximidades imediatas (ou (nas proximidades de ... latitude, ... longitude) ou (nas proximidades de ...) favor indicar sua posição, rumo VERDADEIRO e velocidade? Minha posição, rumo VERDADEIRO e velocidade são ...
QUO Devo efetuar busca de:
1 - aeronave
2 - navio
3 - embarcação de salvamento nas proximidades de ... latitude, ... longitude (ou de acordo com qualquer outra indicação)?
Efetue busca de:
1 - aeronave
2 - navio
3 - embarcação de salvamento nas proximidades de ... latitude ... longitude (ou de acordo com qualquer outra indicação)·
QUP Quer indicar sua posição por meio de:
1 - refletores
2 - rastro de fumaça
3 - sinais pirotécnicos?
Estou indicando minha posição por meio de:
1 - refletores
2 - rastos de fumaça
3 - sinais pirotécnicos
QUQ Devo orientar meu refletor quase verticalmente para uma nuvem piscando se possível e caso aviste sua aeronave, dirigir o facho contra o vento e sobre a água (ou solo) para facilitar meu pouso? Por favor, oriente seu refletor para uma nuvem, piscando se possível e, caso ouça ou aviste minha aeronave, dirija seu facho contra o vento (ou solo) para facilitar seu pouso
QUR · Os sobreviventes:
1 - receberam equipamentos salva-vidas?
2 - foram recolhidos por embarcação de salvamento?
3 - foram encontrados por um grupo de salvamento de terra?
Os sobreviventes
1 - receberam equipamentos salva-vidas lançados por...
2 - foram recolhidos por embarcação de salvamento
3 - foram encontrados pela unidade de grupo de salvamento de terra
QUS Você avistou sobreviventes ou destroços?
Em caso afirmativo, em que posição?
· Avistei:
1 - sobreviventes na água
2 - sobreviventes em balsas
3 - destroços na latitude ... longitude ... (ou de acordo com qualquer outra informação)
QUT Foi marcado o local do acidente? A posição do acidente está marcada por:
1 - baliza flamígena ou fumígena
2 - bóia
3 - produto corante
4 - ... (especificar qualquer outro sinal)
QUU Devo dirigir o navio ou aeronave para minha posição? Dirija o navio ou aeronave... (indicativo de chamada):
1 - para sua posição transmitindo seu indicativo de chamada em traços longos em ... KHz (ou ... MHz) 2 - transmitindo em ... KHz (ou ... MHz) o rumo VERDADEIRO para chegar … você
QUW Você está na área de busca designada como ... (nome da zona ou latitude e longitude)? Eu estou na área de busca ...(designação)
QUY Foi marcada a posição da embarcação de salvamento? · A posição da embarcação de salvamento foi marcada às ... horas por:
1 - baliza flamígena ou fumígena
2 - bóia
3 - produto corante
4 - ... (especificar qualquer outro sinal)

b- Lista dos Sinais de acordo com a natureza da pergunta, resposta ou informação.

ABREVIATURA

PERGUNTA

RESPOSTA

N O M E

QRA

Qual é o nome de sua estação? O nome de minha estação é ...

R O T A

QRD

Aonde vai e de onde vem? Vou a ... e venho de ...

P O S I Ç Ã O

QRB

A que distância aproximada você está de minha estação? A distância aproximada entre nossas estações é de ... milhas náuticas (ou ... Km)

QTH

Qual é a sua posição em latitude e longitude (ou de qualquer outra indicação)? Minha posição é ... de latitude e ... de longitude (ou de acordo com qualquer outra indicação)

QTN

A que horas saiu de ...(lugar)? Saí de ... (lugar) às ...horas

QUALIDADE DE SINAIS

QRI

Como é a tonalidade de minha emissão? A tonalidade de sua emissão é:
1 - boa
2 - variável
3 - ruim

QRK

Qual a clareza dos meus sinais (ou de ...)? A clareza dos seus sinais (ou sinais de ...)
1 - ruim
2 - pobre
3 - razoável4 - boa
5 - excelente

INTENSIDADE DOS SINAIS

QRO

Devo aumentar a potência do transmissor? Aumente a potência do transmissor

QRP

Devo diminuir a potência do transmissor? Diminua a potência do transmissor

QSA

Qual intensidade de meus sinais (ou dos sinais de ...)? A intensidade dos seus sinais (ou dos sinais de...) é:
1 - apenas perceptível
2 - fraca
3 - satisfatória
4 - boa
5 - ótima

QSB

A intensidade de meus sinais varia? A intensidade de seus sinais varia

M A N I P U L A Ç Ã O

QRQ

Devo transmitir mais depressa? Transmita mais depressa (... palavras por minuto)
 

QRR

Está pronto para operação automática? Estou pronto para operação automática transmitida a ... palavras por minuto

QRS

Devo transmitir mais devagar? Transmita mais devagar (... palavras por minuto)

QSD

Minha manipulação está defeituosa? Sua manipulação está defeituosa

I N T E R F E R Ê N C I A

QRM Está sendo interferido? Sofro interferência:
1 - nula
2 - ligeira
3 - moderada
4 - severa
5 - extrema
QRN Está sendo perturbado por estática? Estou sendo perturbado por estática?
1 - não
2 - ligeiramente
3 - moderadamente
4 - severamente
5 - extremamente

AJUSTE DE FREQÜÊNCIA

QRG

Qual é a minha freqüência exata ou (freqüência exata de ...)? Sua freqüência exata (ou freqüência exata de...) é ... KHz (ou ... MHz)

QRH

Minha freqüência varia? Sua freqüência varia

QTS

Quer transmitir seu indicativo de chamada para sintonizar ou para que sua freqüência possa ser medida agora (em ... KHz) (ou ... MHz)? Vou transmitir meu indicativo chamada para sintonizar ou para que minha freqüência possa ser medida agora (ou às ... horas) (em ... KHz) (ou ... MHz)

ESCOLHA DE FREQÜÊNCIA E/OU CLASSE DE EMISSÃO

QSN

Escutou-me (ou...(indicativo de chamada) em ... KHz (ou ... MHz)? Escutei-o (ou ...(indicativo de chamada em ... KHz) (ou ... MHz)

QSS

Que freqüência de trabalho você usará? Usarei a freqüência de trabalho de ... KHz (normalmente basta indicar os três últimos algarismos da freqüência)

QSU

Devo transmitir ou responder nesta freqüência (ou em ... KHz) (ou ... MHz) com emissões do tipo)? Transmita ou responda nesta freqüência (ou em ... KHz) (ou ... MHz) (com emissões do tipo ...)

QSV

Devo transmitir uma série de V nesta freqüência (ou em ... KHz) (ou...MHz)? Transmita uma série de V nesta freqüência (ou em ... KHz) (ou ... MHz)?

QSW

Vai transmitir nesta freqüência (ou em ... KHz) (ou ... MHz) com emissões do tipo? Vou transmitir nesta freqüência (ou em ... KHz) (ou ... MHz) (com emissões do tipo ...)

QSX

Quer escutar a ... (indicativo(s) de chamada) em ... KHz (ou ... MHz)? Estou escutando a ... (indicativo(s) de chamada) (em ... KHz) (ou ... MHz)

MUDANÇA DE FREQÜÊNCIA

QSY

Devo transmitir em outra freqüência? Transmita em outra freqüência (ou em ... KHz) (ou ... MHz)

ESTABELECENDO COMUNICAÇÃO

QRL

Você está ocupado? Estou ocupado (ou estou ocupado com ...) favor não interferir

QRV

Está preparado? Estou preparado

QRX

Quando me chamar novamente? Eu o chamarei novamente às... horas, em ... KHz (ou ... MHz)

QRY

Qual é minha ordem de vez. (Refere-se a comunicações)? É número... (ou de acordo com qualquer indicação (refere-se a comunicações)

QRZ

Quem está me chamando? Você esta sendo chamado por ... (em ... KHz) (ou ... MHz)

QSC

Sua embarcação é de carga? Minha embarcação é de carga

QSR

Devo repetir a chamada na freqüência de chamada? Repita a chamada na freqüência de chamada não ouvi você (ou há interferência)

QTQ

Pode comunicar-se com minha estação por meio do Código Internacional de Sinais? Vou comunica com sua estação por Código Internacional de Sinais

QUE

Pode usar telefonia em...(idioma) por meio de intérprete, se necessário, se possível, em quais freqüências? Posso usar a telefonia em ... (idioma) em ... KHz (ou ... MHz)

H O R Á R I O

QRT

Devo cessar a transmissão? Cesse a transmissão

QTU

Qual é o horário de funcionamento de sua estação? O horário de funcionamento de minha estação é de ... às ... horas

C O N T A S

QRC

Que organização particular (ou administração estadual) que liquida as contas de sua estação? A liquidação das contas de minha estação está sob o encargo da organização particular (ou da administração estadual)...

QSJ

Qual a taxa a ser cobrada para... incluindo sua taxa interna? A taxa a ser cobrada para ... incluindo minha taxa interna, é ... francos

T R Â N S I T O

QRW

Devo avisar a ... que você o esta chamando em ... KHz (ou ... MHz)? Por favor, avise ... que o estou chamando (em ... KHz) (ou ... MHz)

QSO

Pode comunicar-se diretamente (ou por retransmissão com ...)? Posso comunicar-me diretamente (ou por intermédio de ...) com ...

QSP

Quer retransmitir gratuitamente ...? Vou retransmitir gratuitamente a ...

QSQ

Há médico a bordo (ou está ... (nome da pessoa a bordo)? Há médico a bordo (ou ... (nome da pessoa está a bordo)

QUA

Tem notícias de ... (indicativo de chamada)? Envio notícias de ... (indicativo de chamada)

QUC

Qual é o número (ou outra indicação) da última mensagem que você recebeu de mim (ou de ... (ou de ... (indicativo de chamada da estação móvel)? O número (ou outra indicação) da última mensagem recebida de você (ou de indicativo de chamada) é ...

TROCA DE COMUNICAÇÕES

QRJ

Quantas chamadas radiotelefônicas você tem para despachar? Eu tenho ... chamadas radiotelefônicas para despachar

QRU

Tem algo para mim? Não tenho nada para você

QSG

Devo transmitir ... telegramas de uma vez? Transmita ... telegramas de uma vez

QSI

  NÃO CONSEGUI INTERROMPER sua transmissão ou informe o ... (indicativo de chamada que não consegui sua transmissão (em ... KHz) (ou ...) MHz)

QSK

Pode ouvir-me entre seus sinais em caso afirmativo, posso interromper sua transmissão? Posso ouvi-lo entre meus sinais, pode interromper minha transmissão

QSL

Pode acusar recebimento? Acuso recebimento

QSM

Devo repetir o último telegrama que transmiti para você (ou algum telegrama anterior)? Repita o último telegrama que você enviou para mim (ou telegrama número(s))

QSZ

Tenho que transmitir cada palavra ou grupo mais de uma vez? Transmita cada palavra ou grupo duas vezes (ou ... vezes)

QTA

Devo cancelar o telegrama número ...? Cancele o telegrama número...

TROCA DE COMUNICAÇÕES

QTB

Concorda com minha contagem de palavras? Eu não concordo com sua contagem de palavras vou repetir a primeira letra OU DIGITO DE CADA PALAVRA DO GRUPO:

QTC

Quantos telegramas tem para transmitir? Tenho ... telegramas para você (ou para ...)

QTV

Devo fazer a escuta por você na freqüência de ...KHz (ou ... MHz) (das ... às ... horas)? Faça a escutar por mim na freqüência de ... KHz (ou ... MHz) (das... às ... horas)

QTX

Quer manter sua estação aberta para nova comunicação comigo, até que eu o avise (ou até às... horas)? Vou manter minha estação aberta para nova comunicação com você, até que avise (ou até às ... horas)

M O V I M E N T A Ç Ã O

QRE

A que horas pensa chegar a ... (ou estar sobre ... (lugar)? Penso chegar a ... (lugar) (ou estar sobre ...) às ...horas

QRF

Esta regressando a ... (lugar)? Estou regressando a ... (lugar) ou regresse a ... (lugar)

QSH

Você é capaz de retornar usando seu equipamento radiogoniométrico? Eu sou capaz de retornar usando meu equipamento radiogoniométrico

QTI

Qual é o seu rumo VERDADEIRO? Meu rumo VERDADEIRO é ... graus

QTJ

Qual é sua velocidade (refere-se … velocidade de um navio ou aeronave com relação … água ou ar, respectivamente)? Minha velocidade é de ... nós (ou ... quilômetros por hora ou ... milhas terrestres por hora) (indique a velocidade de um navio ou aeronave através da água ou ar, respectivamente)

QTK

Qual é a velocidade de sua aeronave com relação … superfície da terra? A velocidade de minha aeronave com relação à superfície da terra é de ... nós ou ... quilômetros por hora ou ... milhas terrestres

QTL

Qual é o seu rumo VERDADEIRO? Meu rumo VERDADEIRO é ... graus

QTM

Qual é seu rumo MAGNÉTICO? Meu rumo MAGNÉTICO é ... graus

QTN

A que horas saiu de ... lugar? Saí de ... lugar às ... horas

QTO

Já saiu da baía (ou porto)? ou
Já decolou?
Já saí da baía (ou porto) ou
Já decolei

QTP

Vai entrar na baía (ou porto)?ouVai pousar (ou ...)? Vou pousarouVou entrar na baía (ou porto)

QUG

Será forçado a pousar (amerrissar ou aterrissar)? Sou forçado a pousar (amerrissar ou aterrissar)

QUJ

Quer indicar o rumo VERDADEIRO para chegar … você (ou ...)? O rumo VERDADEIRO para me alcançar (ou ...) ‚ ... graus às ... horas

QUN

Solicito às embarcações que se encontram em minhas proximidades (ou (nas proximidades de ... latitude, ... longitude) ou (nas proximidades de ...)) favor indicar sua posição, rumo VERDADEIRO e velocidade? Minha posição, rumo VERDADEIRO e velocidade são ...

M E T E O R O L O G I A

QUB

Pode dar-me, na seguinte ordem informações sobre: a direção em graus VERDADEIROS e velocidade do vento na superfície, visibilidade, condições meteorológicas atuais, quantidade, tipo e altura da base da nuvem sobre a superfície em ... (lugar de observação)? Envio as informações solicitadas:

(As unidades usadas para velocidade e distância deverão ser indicadas)

QUH

Quer dar-me a pressão barométrica atual ao nível do mar? A pressão barométrica atual ao nível do mar é ... (unidades)

QUK

Pode me informar a condição do mar observadas em ... (lugar ou coordenadas)? O mar em ... (lugar ou coordenadas) está ...

QUL

Pode me informar as vagas observadas em ... (lugar ou coordenadas)? As vagas em ... (lugar ou coordenadas) são ...

R A D I O L O C A L I Z A Ç Ã O

QTE

Qual é a minha orientação verdadeira com relação a você? ou
Qual é a minha orientação verdadeira com relação a ... indicativo de chamada? ou
Qual é a minha orientação verdadeira ... (indicativo de chamada) com relação … ...(indicativo de chamada)?
Sua orientação verdadeira com relação a mim é ... graus às... horas ou
Sua orientação verdadeira com relação à ... (indicativo de chamada) era de ... graus às... horas ou
A orientação verdadeira de ...(indicativo de chamada) com relação a ...(indicativo de chamada) era de ... graus às ... horas

QTF

Quer indicar a posição de minha estação de acordo com orientações radiogoniométricas que você controla? A posição de sua estação de acordo com as orientações tomadas pelas estações radiogoniométricas que eu controlo era ... latitude ... longitude (ou outra indicação)

QTG

Quer transmitir 2 traços de 10 segundos cada, seguidos de seu indicativo de chamada (repetido ... vezes) (em ...KHz) (ou ... MHz)? ou
Quer pedir a ... para transmitir 2 traços de 10 segundos seguidos de seu indicativo de chamada (repetido ... vezes) (em ... KHz) (ou ... MHz)?
Vou transmitir 2 traços de 10 segundos cada seguidos por indicativo de chamada (repetido ... vezes) (em ... KHz) (ou ... MHz) ou
Pedi a ... para transmitir 2 traços de 10 segundos seguidos de seu indicativo de chamada (repetido ... vezes) (em ... KHz) (ou ... MHz)

SUSPENSÃO DE TRABALHO

QRT

Devo cessar a transmissão? Cesse a transmissão

QUM

Posso recomeçar tráfego normal? Pode recomeçar tráfego normal

U R G Ê N C I A

QUD

Recebeu o sinal de urgência transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel)? Recebi o sinal de urgência transmitido por ...(indicativo de chamada da estação móvel) às ... horas

QUG

Será forçado a pousar (amerrissar ou aterrissar)? Sou forçado a pousar (amerrissar ou aterrissar)

QUF

Recebeu o sinal de perigo transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel)? Recebi o sinal de perigo transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel) às ... horas

QUH

Quer dar-me a pressão barométrica atual ao nível do mar? A pressão barométrica atual ao nível do mar é ... (unidades)

QUI

Suas luzes de navegação estão acesas? Minhas luzes de navegação estão acesas

QUJ

Quer indicar o rumo VERDADEIRO para chegar … você (ou ...)? O rumo VERDADEIRO para me alcançar (ou ...) é ... graus às ... horas

QUK

Pode me informar a condição do mar observada em ... (lugar ou coordenadas)? O mar em ... (lugar ou coordenadas) está ...

QUL

Pode informar as vagas observadas em ... (lugar ou coordenadas)? As vagas em... (lugar ou coordenadas) são ...

QUM

Posso recomeçar tráfego normal? Pode recomeçar tráfego normal

P E R I G O

QUF

Recebeu o sinal de perigo transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel)? Recebi o sinal de perigo transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel) às ... horas

QUM

Posso recomeçar tráfego normal? Pode recomeçar tráfego normal

B U S C A E R E S G A T E

QSE

Qual o deslocamento estimado da embarcação de salvamento? O deslocamento estimado da embarcação de salvamento é ... números e unidades

QSF

Você realizou salvamento? Eu realizei salvamento e estou seguindo para a base com ... pessoas feridas necessitando de ambulância

QTD

O que recolheu o barco ou a aeronave de salvamento? ... (identificação) recolheu:
1) ...(número) sobreviventes;
2) restos de naufrágios;
3) ... (número) cadáveres

QTW

Como se encontram os sobreviventes? Os sobreviventes se encontram em ... condições e precisam urgentemente ...

QTY

Você está seguindo para o lugar do acidente? Caso afirmativo quando espera chegar? Estou seguindo para o lugar do acidente e espero chegar às ... horas (em ... data)

QTZ

Você continua a busca? Continuo a busca de ...(aeronave, navio, dispositivo de salvamento, sobreviventes ou destroços)

QUI

Suas luzes de navegação estão acesas? Minhas luzes de navegação estão acesas

QUN

Solicito às embarcações que se encontram em minhas proximidades imediatas (ou (nas proximidades de ... latitude, ... longitude) ou (nas proximidades de ...) favor indicar sua posição, rumo VERDADEIRO e velocidade? Minha posição rumo VERDADEIRO e velocidade são ...

QUO

· Devo efetuar busca de:
1 - aeronave
2 - navio
3 - embarcação de salvamento nas proximidades de ... latitude, ... longitude (ou de acordo com qualquer outra indicação)?
· Efetue busca de:
1 - aeronave
2 - navio
·3 - embarcação de salvamento nas proximidades de ... latitude, ... longitude (ou de acordo com qualquer outra indicação)

QUP

Quer indicar sua posição por meio de:
1 - refletores
2 - rastro de fumaça
3 - sinais pirotécnicos?
Estou indicando minha posição por meio de:
1 - refletores
2 - rastos de fumaça
3 - sinais pirotécnicos

QUQ

Devo orientar meu refletor quase verticalmente para uma nuvem piscando se possível e caso aviste sua aeronave, dirigir o facho contra o vento e sobre a água (ou solo) para facilitar meu pouso pouso? Por favor, oriente seu refletor para uma nuvem, piscando se possível e, caso aviste minha aeronave, dirija seu facho contra o vento (ou solo) para facilitar seu pouso

QUR

· Os sobreviventes:
1 - receberam equipamentos salva-vidas?
2 - foram recolhidos por embarcação de salvamento?
3 - foram encontrados por um grupo de salvamento de terra?
· Os sobreviventes:
1 - receberam equipamentos salva-vidas lançados por ...
2 - foram recolhidos por embarcação salvamento
3 - foram encontrados pela unidade de salvamento de terra

QUS

Você avistou sobreviventes ou destroços?
Em caso afirmativo, em que posição?
Avistei:
1 - sobreviventes na água
2 - sobreviventes em balsas
3 - destroços na latitude..., longitude ... (ou de acordo com qualquer outra informação) 

QUT

Foi marcado o local do acidente? · A posição do acidente está marcada por:
1 - baliza flamígena ou fumígena
2 - bóia
3 - produto corante
4 - ...(especificar qualquer outro sinal)

QUU

Devo dirigir o navio ou aeronave para minha posição? · Dirija o navio ou aeronave... (indicativo de chamada):
1 - para sua posição transmitindo seu indicativo de chamada em traços longos em ... KHz (ou ...MHz)
2 - transmitindo em ... KHz (ou ... MHz) o rumo VERDADEIRO para chegar … você

QUW

Você está na área de busca designada como ... (nome da zona ou latitude e longitude)? Eu estou na área de busca ...(designação)

QUY

Foi marcada a posição da embarcação de salvamento? A posição da embarcação de salvamento foi marcada às ... horas por:
1 - baliza flamígena ou fumígena
2 - bóia
3 - produto corante
4 - ... (especificar qualquer outro sinal)

I D E N T I F I C A Ç Ã O

QTT

  O sinal de identificação que segue se sobrepõe … outra emissão
 

SEÇÃO II - ABREVIATURAS E SINAIS

ABREVIATURA OU SINAL

D E F I N I Ç Ã O

AA

Tudo após ... (usado depois de uma pergunta para solicitar uma repetição)

AB

Tudo antes ... (usado depois de uma pergunta para solicitar uma repetição)

ADS

Endereço ... (usado depois de uma pergunta para solicitar uma repetição)

— —AR

Fim de transmissão (.-.-. para ser transmitido como sinal único)

— —AS

Período de espera (.-... para ser transmitido como sinal único)

BK

Sinal usado para interromper uma transmissão em curso

BN

Tudo entre ... e ... (usado depois de uma pergunta para solicitar uma repetição)

BQ

Resposta a um RQ

CFM

Confirme (ou eu confirmo)

CL

Estou fechando minha estação

COL

Confira (ou eu confiro)

CP

Chamada geral para duas ou mais estações especificadas

CQ

Chamada geral para todas as estações

CS

Indicativo de chamada (usado para solicitar o indicativo de chamada de outra estação)

— — —DDD

Usada para identificar a transmissão de uma mensagem de emergência por uma estação que não esteja em situação de emergência

DE

"De.." (usado precedendo indicativo de chamada da estação)

DF

Sua posição às ... horas era ... graus, no setor duvidoso desta estação, com um erro possível de ... graus

DO

Posição duvidosa. Peça nova posição mais tarde (ou às ... horas)

E

Este (ponto cardeal)

ER

Aqui ...

ETA

Hora estimada de chegada

ITP

Contagem de pontuação

K

Convite a transmitir

KHM

Quilômetros por hora

KTS

Milhas náuticas por hora (nós)

MIN

Minuto (ou minutos)

MPH

Milhas por hora

MSG

Prefixo indicando uma mensagem para ou de um capitão de um navio, referente a sua operação e navegação

N

Norte (ponto cardeal)

NIL

Não tenho nada para você

NO

Não (negativo)

NW

Agora

OK

Concordamos (ou está correto)

OL

Carta oceânica

P

Prefixo indicando um radiotelegrama privado

PBL

Preâmbulo (usado depois de uma pergunta para solicitar uma repetição

R

Recebido

REF

Referência a ... (ou refere a ...)

RPT

Repita (ou eu repito)

RQ

Indicação de uma pergunta

S

Sul (ponto cardeal)

SIG

Assinatura (usada depois de uma pergunta para solicitar uma repetição)

SLT

Carta Radiomarítima

— — —SOS

Sinal de Socorro (...- - -... transmitido como sinal único)

SS

Indicativo que precede o nome de uma estação de navio

SVC

Prefixo indicando um telegrama de serviço

SYS

Refere a seu telegrama de serviço

TFC

Tráfego

TR

Usado por uma estação terrestre para solicitar a posição e porto de chamada de uma estação móvel; usado também como prefixo na resposta

TTT

Este grupo, quando transmitido três vezes, constitui sinal de segurança

TU

Obrigado

TXT

Texto (usado depois de uma pergunta para solicitar uma repetição)

— —VA

Fim do trabalho ( ...-.- para ser enviado como sinal único)

W

Oeste (ponto cardeal)

WA

Palavra depois ...(usado depois de uma pergunta para solicitar uma repetição)

WB

Palavra antes ...(usado depois de uma pergunta para solicitar uma repetição)

WD

Palavra(s) ou Grupo(s)

XQ

Prefixo usado para indicar uma comunicação de operação no serviço fixo

XXX

Este grupo, quando transmitido três vezes, constitui sinal de urgência

YES

Sim (afirmativa)

SUPLEMENTARES

CQ - Chamada geral para todas as estações
BREAK - Permissão para entrar em frequência - pronuncia-se BREIQUE
RR - Roger Câmbio: Passar a Palavra
73/51 - Um aperto de mão - um abraço
88 - Um beijo

TKS - Obrigado

anterior1.gif (154 bytes)         Principal           Curiosidades        anterior1.gif (154 bytes)